
Workshop debate Educação em Tempo Integral no Espírito Santo
- Em 26 de setembro de 2025
O ES em Ação realizou nesta semana, o 4º Workshop de Educação Integral em Tempo Integral. O evento, reuniu em Vitória, mais de 100 pessoas entre secretários municipais de educação, gestores e educadores capixabas para refletir sobre inovação pedagógica e formação integral dos estudantes. O encontro contou com a presença da diretora Pedagógica do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), Thereza Paes Barreto, referência nacional em políticas públicas de Educação Integral.
A secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner, abriu o evento com a palestra “Estratégias para Consolidar as Aprendizagens Essenciais no Ensino Fundamental: como superar os maiores desafios”. Com base na experiência da capital, ela apresentou as principais dificuldades enfrentadas e apontou possíveis caminhos para superá-las. Ao destacar a relevância do Tempo Integral, afirmou: “O Tempo Integral transforma vidas. Ele garante a organização curricular, com os conteúdos e objetivos que as crianças precisam aprender, mas vai além: cuida das emoções, do social, do afetivo. Cuida da criança que de fato está no mundo e que terá condições de ocupar todos os espaços.”

Na mesma linha, a diretora Pedagógica do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), Thereza Paes Barreto, destacou o Projeto de Vida como eixo orientador do currículo e da formação dos adolescentes. “Essa abordagem reconhece o estudante como sujeito de direitos e desejos, e transforma a escola em espaço de construção de sentido, escuta ativa e protagonismo.”, destaca.
A educadora aponta a necessidade de metologias que respeitem as particularidades de cada indivíduo. “A prática pedagógica é sustentada por evidências da neurociência, que apontam a adolescência como fase de intensa reorganização cerebral, exigindo metodologias que respeitem as singularidades, promovam vínculos e estimulem a autorregulação emocional e cognitiva”.
Neste contexto, segundo Barreto, os principais desafios para o futuro são formar educadores para atuarem como orientadores de vida, garantir tempo pedagógico de qualidade, promover equidade nas oportunidades de aprendizagem e articular escola, território e políticas públicas em uma rede de corresponsabilidade.
O evento também contou com a participação dos Jovens Protagonistas — meninos e meninas que viveram a experiência do Tempo Integral na rede Estadual e, hoje, ajudam a motivar outros estudantes a permanecerem na escola. Seus relatos foram destacados pelo diretor-presidente do ES em Ação, Fernando Saliba: “O que mais me marcou durante o evento foi conhecer a trajetória desses jovens que passaram pelo Tempo Integral e, agora, inspiram e motivam outros adolescentes a continuar na escola. Histórias como essas mostram o quanto a Educação Integral é capaz de transformar vidas, abrindo caminhos para um futuro com mais oportunidades e qualidade de vida.”
Para a diretora de Educação do ES em Ação, Tatiana Tristão, o workshop contribuiu para oportunizar aos municípios parceiros o diálogo e a troca de aprendizados. “Esta é uma oportunidade de construirmos novos diálogos e avançarmos em estratégias para melhorar os resultados e impactarmos a vida das pessoas”, afirmou.


Apresentação Cultural
O 4º Workshop de Educação Integral em Tempo Integral contou com a apresentação cultural do grupo Odara em Movimento, da UMEFTI Macionilia Maurício Bueno, de Vila Velha — uma das escolas que integram o programa de Educação em Tempo Integral acompanhada pelo ES em Ação no município.
Ao som da música “O Canto das Três Raças”, os estudantes encantaram o público com uma performance cheia de significado e representatividade. A apresentação foi conduzida pela professora Marizete Varejão, que atua como facilitadora das atividades.
Tempo Integral
O ES em Ação desenvolve o Programa de Educação Integral em Tempo Integral Municipal desde 2018, com o objetivo de assessorar os municípios na elaboração de políticas públicas voltadas à educação integral. A equipe de consultores trabalha em colaboração com as secretarias de educação para garantir a implementação eficaz do modelo “Escola da Escolha”, idealizado pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE).
O projeto teve início em Cachoeiro de Itapemirim e, desde então, expandiu no apoio a nove municípios, incluindo Alegre, Aracruz, Anchieta, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória. Hoje, mais de 11 mil estudantes, em 50 escolas públicas municipais, se beneficiam da iniciativa.
A secretária de Educação de Aracruz, Jenilza Spinassé Morellato, ressaltou a importância da parceria com o ES em Ação. “Para nós, tem sido uma experiência única, com excelentes resultados — tanto no fortalecimento pedagógico quanto no avanço da aprendizagem. A assessoria do ES em Ação tem contribuído imensamente para o sucesso desse trabalho em nossa rede.”
O Programa de Educação em Tempo Integral Municipal visa transferir a metodologia para as secretarias, garantindo a elevação dos níveis de aprendizagem dos anos iniciais e finais do ensino fundamental das escolas contempladas. O programa tem três pilares: Qualidade Acadêmica, Protagonismo e Sonho/Projeto de Vida.
Rede Estadual
Entre 2015 e 2019, o ES em Ação foi parceiro do Governo do Estado no desenvolvimento da Política Pública de Educação Integral e na implantação das Escolas de Tempo Integral da rede estadual de ensino. Hoje, o Estado é referência nessa política, com 212 escolas que beneficiam mais de 66 mil estudantes.
0 Comentários