Modelo da Escola da Escolha na Educação Infantil é lançado em Petrolina (PE)
- Em 29 de janeiro de 2026
Educação Integral e em Tempo Integral será ofertado no Programa Nossa Infância + e, inicialmente, vai beneficiar 1.731 estudantes em 11 escolas municipais.
O modelo da Escola da Escolha de Educação Integral em Tempo Integral foi lançado em mais uma etapa de Ensino: a Educação Infantil. O lançamento foi realizado em Petrolina (PE) e fará parte do Programa Nossa Infância +, uma iniciativa da Prefeitura do município voltada à expansão da oferta de vagas na educação infantil em tempo integral.
Com mais de 20 anos de existência, o modelo da Escola da Escolha é pioneiro e inovador e já foi implantado em 23 estados brasileiros, no Ensino Fundamental e Médio. O modelo une a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com práticas pedagógicas que incentivam o Protagonismo e o Projeto de Vida dos estudantes, potencializando habilidades cognitivas e socioemocionais.
O lançamento do modelo da Escola da Escolha na nova etapa de ensino foi realizado na abertura da Formação de Equipes Gestoras das unidades do Nossa Infância+, nesta quarta-feira (28), e contou com a participação da secretária de Educação, Cultura e Esportes, Rosane da Costa; da secretária executiva de Primeira Infância, Poliana de Castro; de representantes das Equipes das Secretarias Executivas e Equipes Gestoras das escolas de Ensino Fundamental e Educação Infantil que agora fazem parte da Política Municipal de Educação em Tempo Integral (PMEI).
“Demos início a um momento importantíssimo de formação para os nossos gestores das unidades do Nosso Infância +. Vamos fazer uma imersão de estudo pedagógico e administrativo para que nossa cidade possa estar implementando o modelo da Escola de Escolha na educação infantil. Iniciamos hoje a formação para a nossa equipe gestora e já trabalhamos bases conceituais, fundamentos e práticas educativas e o modelo de gestão para planejar as primeiras ações e apoiar na implementação do Modelo para que as equipes possam desempenhar as suas funções no desenvolvimento do projeto escolar, sobretudo, fortalecendo, aplicando e exercendo com muita maestria o modelo da Escola da Escolha”, afirmou Poliana de Castro.
A implantação do Modelo terá duração de três anos e contará com formação continuada para equipes escolares e acompanhamentos nas escolas. “Estamos felizes por estar desenvolvendo a implantação do modelo de Educação Integral em Tempo Integral para a Educação Infantil aqui em Petrolina. O processo contará com formação continuada cuidadosamente planejada para as equipes gestoras e equipes escolares. Teremos também o acompanhamento formativo por meio de visitas às escolas”, explicou Renata Campos, supervisora estratégica da Escola da Escolha.
A primeira formação foi voltada para as equipes gestoras das unidades do Nossa Infância +. “Foram dois dias de formação para apresentar o Modelo da Escola da Escolha e preparar a equipe para as inovações em conteúdo e gestão, uma nova forma de viver o projeto escolar”, contou Renata.
Desde 2023 o município de Petrolina é nosso parceiro na oferta da educação integral em tempo integral para estudantes do Ensino Fundamental, por meio da PMEI. Até então, são 17 escolas que seguem o Modelo e cerca de cinco mil estudantes do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) beneficiados.

0 Comentários